Caramba, que droga! O sujeito que fazia o papel-título da fodona série Spartacus na primeira temporada morreu. Andy Whitfield foi vítima de um câncer.
O ator teve um linfoma-não Hodgkin (câncer nos gânglios linfáticos),Whitfield nasceu no País de Gales, vivia na Austrália desde 99 e tinha 39 anos. Deixa mulher e dois filhos.
Abaixo uma imagem com uma de suas crianças no meio do tratamento contra a doença:
Uma perda não só para o seriado, mas para a TV. O ator ainda tinha um currículo pouco extenso no qual Spartacus era, sem dúvida, seu trabalho de maior destaque. Antes de começar a trabalhar com personagens, Whitfield chegou a trabalhar como engenheiro e, posteriormente, como modelo em campanhas internacionais.
Na série que conta a rotina de gladiadores com uma estética que lembra demais 300, Whitfield chamou atenção por uma atuação que demonstrava muito vigor físico nas cenas de ação e talento em cenas mais sérias. De longe, era o maior equilíbrio de uma série que depende de talento dramático e de força física nas cenas de luta. É difícil imaginar os rumos de Spartacus sem ele.
Vashti Whitfield, sua esposa, fez um comunicado dizendo que o marido era um "guerreiro jovem e belo", que morreu em uma "manhã de Sydney ensolarada" nos "braços de sua amada esposa."
Whitfield --que nasceu no País de Gales e viveu na Austrália-- era um desconhecido quando foi escolhido como o herói protagonista de "Spartacus", uma série da rede Starz que fez sucesso com sua violência gráfica e sexualidade.
Whitfield estava se preparando para a segunda temporada, quando foi diagnosticado com câncer há 18 meses. Em janeiro, a rede anunciou que um outro ator australiano, Liam McIntyre, iria assumir o papel.
![]() |
Liam McIntyre já trajado como Spartacus |