Não basta ser rato tem que ser pelado

Os Três Super-Heróis de Chernobyl

quarta-feira, 25 de maio de 2011 Published by Rato Pelado under , , , , , , , , , , , , , ,

chernobyl entrada ciencia


Artigo original de La Pizarra de Yuri
Tradução gentilmente autorizada, colaboração de Jorge Jarufe


Podem-se salvar milhões de pessoas sacrificando a sua própria, sem que ninguém se lembre.
É uma das histórias mais conhecidas do nosso tempo: no dia 26 de abril de 1986, o reator número 4 da central nuclear de Chernobyl explodiu durante um teste de segurança mal executado, depois de 24 horas de manipulações insensatas e mais de duzentas violações do Regulamento de Segurança Nuclear da União Soviética. Estas ações conduziram ao envenenamento por xenônio do núcleo.
Sobre Chernobyl foram contadas muitas mentiras. Há uma delas que me molesta de modo particular, e é a de que os liquidadores – quase um milhão de pessoas que se encarregaram do problema – eram uma horda de pobres ignorantes levados lá sem saberem a classe de monstro que tinham na frente. Uma turba ignorante não serve para nada em um acidente tecnológico tão complexo. As equipes de liquidadores estavam compostas, principalmente, por bombeiros, cientistas e especialistas da indústria nuclear; tropas terrestres e aéreas prontas para a guerra atômica e engenheiros de minas, geólogos e mineradores de urânio, pela sua ampla experiência na manipulação dessas substâncias. É néscio supor que estas pessoas ignoravam os perigos de um reator nuclear destripado cujos conteúdos você vê brilhar na frente dos seus olhos num enorme buraco.

chernobyl liquidadores bronceado radiactivo ciencia

Os liquidadores sabiam o que tinham perante si, e apesar disso realizaram o seu trabalho com enorme valor e responsabilidade. Centenas, milhares deles, de maneira heróica: os bombeiros que se alternavam entre vômitos e diarréias radiológicas para subir ao mítico telhado de Chernobyl, onde havia mais de 40.000 Roentgens/hora, para apagar dali os incêndios (a radiação ambiental normal é de uns 20 microrroentgens/hora); os pilotos que detinham os seus helicópteros por cima do reator aberto e refulgente para esvaziar sobre ele areia e argila com chumbo e boro; os técnicos e soldados que corriam a toda velocidade pelas galerias devastadas comunicando aos gritos as leituras dos contadores Geiger e os cronômetros para romper paredes, restabelecer conexões e bloquear canalizações em períodos de quarenta ou sessenta segundos junto às turbinas (20.000 roentgens/hora); os mineradores e engenheiros que trabalhavam em túneis subterrâneos, inundando-se constantemente com água de sinistro brilho azul, para instalar os canos de um extrator de calor que roubasse algo de temperatura ao núcleo fundido e radiante, a escassos metros de distância; os milhares de trabalhadores e arquitetos que levantavam o sarcófago ao seu redor.

O monstro da água que brilha azul

O único que há de certo nessas suposições sobre a ignorância dos liquidadores é que, nas primeiras horas, não sabiam que o reator havia explodido. Mas não sabiam porque ninguém sabia. A mesma lógica equivocada dos responsáveis das instalações que provocou o acidente os fez crer que havia explodido o trocador de calor, e não o reator, e assim foi informado tanto ao pessoal que acudia como aos seus superiores.
Devido a isto, em um primeiro momento jogaram sobre o buraco milhões de litros de água e nitrogênio líquido com o propósito de manter frio e proteger o reator, que acreditavam a salvo e selado além das chamas e a densa fumaça preta. Isso contribuiu para piorar as conseqüências do sinistro, pois a água vaporizava-se instantaneamente ao tocar o núcleo fundido a mais de 2.000ºC e saía velozmente à estratosfera em grandes nuvens de vapor, que o vento arrastava em todas as direções.


chernobyl fallout ciencia


Foi tomada a decisão de esvaziar as piscinas de maneira controlada. Em condições normais, isto seria uma tarefa fácil: bastava abrir as eclusas mediante uma simples ordem ao computador SKALA que administrava a central, e a água fluiria com segurança a um reservatório exterior. No entanto, com os sistemas de controle destruídos, a única maneira de fazê-lo agora era atuando manualmente as válvulas. O problema é que as válvulas estavam sob a água, dentro da piscina, perto do fundo cheio de escombros altamente radioativos que a faziam brilhar suavemente com uma cor azul pela radiação de Cherenkov, logo abaixo do reator que se fundia, emitindo um sinistro brilho vermelho.

Pictureofchernobyllavaflow ciencia

E foi assim, como as máquinas já não funcionavam, que era um trabalho para os bio-robôs. Alguém teria que caminhar, um passo após outro, até o reator exposto e ardente, ao longo de um cinzento campo de destruição onde a radioatividade era tão intensa que provocava um sabor metálico na boca, confusão na mente e uma sensação de agulhadas na pele. Eles viam como as suas mãos se bronzeavam em segundos, como depois de semanas sob o sol. E logo teriam que submergir na água oleaginosa e de suave brilho azul com o instável monstro radioativo por cima das suas testas, para abrir as válvulas a mão. Uma operação difícil e perigosa até em circunstâncias normais.
Essa era uma viagem só de ida.

chernobyl helo1 ciencia

Os três homens que foram

Os dois primeiros a oferecerem-se como voluntários foram Alexei Ananenko e Valeriy Bezpalov
Os dois eram engenheiros nucleares. Os dois compreendiam além de qualquer dúvida que estavam se dispondo a caminhar para a morte.
Enquanto vestiam suas roupas de mergulho, sentados num banco, observaram que precisariam de um ajudante para segurar a lâmpada subaquática desde a borda da piscina enquanto eles fossem trabalhar nas profundidades. E olharam aos olhos dos homens que tinham ao redor. Então um deles, um jovem rapaz trabalhador da central, sem família, chamado Boris Baranov, se levantou e disse:
- Eu irei com vocês.
No meio da manhã, os heróis Alexei Ananenko, Valery Bezpalov e Boris Baranov tomaram um gole de vodka para se encorajar, pegaram as caixas de ferramentas e começaram a andar em direção à lava radioativa em que se convertera o reator número 4 do complexo eletro nuclear de Chernobyl.

chernobyl lectura ciencia

Perante os olhos encolhidos dos que ficaram para trás, os três camaradas caminharam os mil e duzentos metros que havia até o nível -0,5, dizem que, conversando calmamente entre si.
E sob aquele céu cinzento e os restos fulgurantes de um reator nuclear, os heróis Alexei Ananemko e Valeriy Bezpalov submergiram-se na piscina de bolhas do nível -0,5, com uma radioatividade tão sólida que se podia sentir, enquanto o seu camarada Boris Baranov lhes segurava a lâmpada subaquática, que aliás, estava com defeito e falhou pouco depois. Do exterior, já ninguém os ouvia nem os via.
De repente, as eclusas começaram a abrir-se, e um milhão de metros cúbicos de água radioativa começou a jorrar para a o reservatório seguro, preparado para tal efeito. Eles haviam conseguido!

chernobyl monumento ciencia

Há versões contraditórias sobre o que aconteceu depois. A mais tradicional diz que jamais regressaram, e que ainda estão sepultados lá. A mais provável assegura que conseguiram sair da piscina e celebrar a sua vitória rindo e abraçando-se aos mesmíssimos pés do monstro, na borda da piscina; outra diz que até recuperaram os seus corpos, embora não as suas vidas. Morreram pouco depois, de síndrome de radioatividade extrema, nos hospitais de Kiev e Moscou. Ainda outra versão, que parece quase impossível, sugere que Ananenko e Bezpalov morreram, mas que Baranov conseguiu sobreviver e anda ou andou um tempo por aí.



Para mais informações acesse: Ceticismo Aberto

No responses yet

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar do rato

Translator

Ajude o Blog

Categories

171 (1) 2015 (22) 2D (55) 3D (85) 8 bits (7) abuso (57) ação (3) acidente (18) adesivo (3) adrenalina (8) after effects (5) água (12) airsoft (1) Alemanha (8) aliados (2) America (4) amizade (2) amor (7) Anatoly Beloshchin (1) Anderson Silva (1) andy barter (1) Andy Whitfield (1) animação (28) animal (38) anime (8) anjos (2) aposta (1) apple (23) apresentação (2) Aracaju (6) aranha (1) areia (2) arma (1) armas (16) arte (78) artista (8) assanino (2) assasinato (2) astronauta (1) ataque (7) ator (4) atores (2) atriz (1) audio (2) aventura (6) avião (1) Avid (1) Bacon (2) baixar (2) balada (11) banda (2) bandido (1) barba (2) base (1) batida (2) BDSM (1) bebida (16) bebidas (4) beijos (4) bele (1) beleza (201) bike (2) Bill Gates (2) Bim Laden (1) Biohazard (1) Biro (1) bizarro (20) blog (2) bolinha (2) bom (1) bom dia (1) bomba (4) boneco (2) bonita (24) bonitas (9) bonito (122) Brasil (15) Breaking Bad (1) briga (21) brilho (3) brinacdeira (6) brincadeira (41) brinquedos (11) briquedo (2) brutal (1) buceta (1) bunda (1) burro (1) cabelo (2) cachorro (2) cadeira (1) cadeirante (1) café (1) cagada (1) calcinha (4) Call of Duty (2) camapanha (1) camisa (1) camisinha (2) campanha (4) campeonato (1) camuflagem (1) cancêr (3) canto (1) carioca (1) Carne (1) caro (1) carro (13) carros (2) cartaz (10) cartoon (1) casa (3) cavalo (1) caveira (4) cd (1) celular (2) censura (1) CEO (2) cerveja (4) chame (1) Chernobyl (5) china (12) Chinesas (5) chocolate (1) churrasco (1) chuva (1) cidade (4) cinema (20) cinema 4d (1) clipe (16) clone (1) cofrinho (1) cola (1) combate (3) comedia (14) comercial (44) comida (15) comida rapida (14) comodidade (50) companherismo (2) compartilhar (1) competição (3) compras (3) computação gráfica (2) computador (3) conceito (2) concurso (1) conflito (1) conhecimento (2) construção (2) copa (1) cordas (1) cordel (1) Coreia (2) cores (1) Corinthians (1) corpo (3) corrida (6) cosplay (1) cosplayer (3) cosplayers (2) criança (9) criatividade (24) crime (2) crueldade (17) cuidado (1) cult (2) cultura (181) cupido (2) cura (5) curiosidade (33) curiosidades (160) curta (43) daft punk (3) dança (6) Dark Side (1) DBZ (1) DC (1) Dead Space (2) death (1) Decoração (10) dedos (1) demonio (3) demonstração (2) demosntração (8) derezzed (2) derrota (5) desastre (26) desenho (62) desfile (2) design (2) desilição (1) desing (37) desmatamento (1) dinheiro (10) direito (1) Ditadores (1) diversão (14) dj (2) dm (3) Documentário (2) doido (1) dor (1) dorgas (1) download (2) dread (1) dreadlocks (1) drift (5) droga (1) drogas (3) Dubai (2) duelo (2) Dwango (1) edição (1) editor (2) Eduardo e Monica (1) educação (1) efeitos especiais (1) efeitos visuais (54) eletronica (4) email (1) emoção (1) ensaio (1) entreterimento (5) entrevista (2) envenenamento (3) ergonomia (1) erótismo (22) erro (1) escravo (2) escritorio (2) escultura (4) espaço (1) esporte (18) Estados Unidos (1) estampa (2) estilo (29) estranho (1) europa (1) EVANGELION (3) exagero (1) exibição (4) explosão (1) f1 (1) faca (1) facebook (2) fail (2) famoso (1) fantasia (2) fantochen (1) Fatalitu (1) favela (1) feio (32) ferramenta (1) ferrugem (1) festa (9) fetiche (1) ficção (2) filme (51) filmes (3) Final Cut (5) flmes (1) flores (1) font (1) fonte (1) forno (2) foto (22) fotografia (24) françês (2) frango (1) frio (2) fuga (2) fumaça (1) futuro (4) game (20) games (2) garota (9) garoto (1) gas (1) gasolina (1) gasto (1) gata (8) gatinha (7) gay (5) geek (1) gelo (1) gente (1) GERS PARDOEL (1) girl (3) glitch (1) google (2) gostosa (21) graffit (1) gravata (2) GTA 5 (1) GTA V (1) guerra (49) guerrilha (20) haja amor (1) hentai (1) Herói (14) história (6) história de amor (8) Hitler (1) hits (1) homem (33) homosexualida (1) homosexualidade (2) homosexualide (1) horror (1) hot girl (2) hum (1) Humor (140) hurmor (1) idade (1) idiota (1) iGenius (1) ilustração (19) Imac (1) imortal (3) importar (1) impressora (1) infância (1) inferno (1) informação (1) inocência (2) inovação (4) internet (4) inveja (10) invenção (1) ipad (8) iphone (5) Ipod (1) Itunes (1) japão (14) japinhas (1) japoneses (8) jogadora (5) jogo (26) kinect (1) ladrão (3) Legião Urbana (1) lego (1) leis (2) Leon (1) lg (1) linda (10) linhas (1) link (1) liquidadores (1) Live Action (3) livro (2) lobo (2) loiras (2) louco (1) loucura (18) lua (1) luiz caldas (1) luta (16) luz (2) mac (7) maçã (1) macarrão (3) macbook (4) Mad Max (3) madeira (1) magic bullet (1) maldade (19) mapping (5) maquiagem (1) mar (1) marcador (7) mario (2) marketing (4) mascara (1) masturbação (1) maus tratos (10) MC Vspyshkin (1) medo (3) memes (1) menina (1) menino (2) mentira (5) metal (1) Mike Esparza (1) MMA (1) moda (5) modelo (6) moeda (1) monstro (3) montanha (1) montar (3) Mortal Kombat (1) morte (36) mostrar (1) moto (1) motor (4) moveis (1) Movie Maker (1) mudança (1) mulher (99) mulheres (30) mund (1) mundo (391) museo (2) música (37) namorada (1) naruto (2) natal (3) Natalie Gauvreau (1) natureza (1) navios (2) nazista (1) negocios (4) noitada (4) noite (1) nojeira (1) nojento (1) nojo (1) novidade (6) (1) nú artistico (2) nuclear (2) nudez (3) olhos (2) ônibus (1) origami (1) ornamental (1) oscar (1) ossos (1) Paintball (18) paisagem (1) papel (5) Papercraft (2) paradoxo (1) parodia (1) partida (1) passado (1) paulista (1) paypal (2) peido (1) peitos (4) peixes (1) pelada (2) pelo (1) pena (1) perigo (2) pesca (1) pespectiva (3) pessoas (3) Peter Callesen (1) photo (1) photoshop (2) piada (4) Picasso (1) Pierre Lota (1) pintura (16) Pinup (1) pipa (1) Pipoca (1) pirataria (1) Pixar (1) pizza (1) planeta (1) playboy (2) pobreza (1) poesia (1) pokémon (1) pokemon go (1) pole dance (2) pontaria (1) ponto (1) pop art (1) porrada (3) poster (3) Premiere (1) presente (2) preservação (1) princesas (1) produtos (23) programa (9) projeção (7) promoção (2) propaganda (24) proteção (3) protetor (1) PS4 (1) PT (1) publicidade (1) quadrinhos (1) quebrar (1) queda (1) radiação (2) raiva (3) rapido (1) rato (18) rato pelado (27) rato toupeira pelado (5) rato toupeira pelado africano (2) real (3) realidade (5) realidade aumentada (1) reator (1) receita (3) reflexão (1) registro (3) relação (1) religi (1) religião (3) relógio (2) remake (3) Renato Russo (1) replica (1) Resident Evil (1) respeito (2) revolta (1) rin (1) ritmo (1) robô (5) rock (1) Roma (3) roubo (4) ruim (2) ruinas (1) ruiva (2) ruivas (1) russa (9) Russia (38) Rússia (1) Russo (16) sabor (1) safadeza (1) sal (1) sanduíche (1) sangue (6) Sascha Gerddert (1) satira (1) saúde (1) segurança (1) seios (1) senha (1) sequela (1) Sergipe (2) seriado (6) série (1) sexo (10) sexualidade (9) sexy (9) Shinji Aramaki (1) show (1) showrell (1) Silent Hill (2) símbolo (1) Simon Eckert (1) skate (2) sniper (1) sobrevivência (1) software (1) soldado (1) som (1) sonho (1) sons (1) sopa (1) sorte (1) sorteio (1) spartacus (1) spyder (3) star wars (5) Start Animado (5) Steve Jobs (6) stop motion (10) suco (1) sujeira (1) sumo (1) surra (1) surreal (2) tablet (1) talento (3) tatoo (11) Tatuagem (11) techno (4) tecnologia (8) telefone (2) televisão (3) tempo (1) temporada (1) tênis (1) teoria (2) terror (6) terrorismo (1) teste (1) texto (1) the walking dead (2) tieta (1) tilt-shift (1) time (1) tinta (16) tirinha (7) tiro (22) tiros (1) torcida (1) tpm (1) trabalho (23) tragedia (1) trailer (1) transplante (1) tribo (1) tubarão (1) Tunguska (1) tutorial (2) tv (2) twitter (1) ultron (1) uniforme (1) v8 (1) vagina (1) Valery Barykin (1) Vegas (1) vegetação (2) velho (1) velocidade (12) verdade (11) vergonha (12) verme (1) vida (11) vídeo (38) videoclipe (15) videogame (3) vidro (1) vimeo (9) vingadores (1) vintage (1) violência (3) viral (13) vj (2) vodka (1) wall-e (1) war (3) Warfare (1) web (1) Wikimedia (1) wikipedia (3) word (1) WWI (4) WWII (12) Yaya Han (1) yoga (1) youtube (12) Zombie (19) zumbis (12)